quarta-feira, 25 de abril de 2012

FRIGORÍFICOS DE FRANCISCO NAGIB CONTINUAM VENDENDO CARNE DE FORMA IRREGULAR


Quem resiste a uma carne bem preparada, um assado, um bife, ou quem sabe aquele churrasquinho.


Pois é, alem de muito gostosa a carne é um alimento muito nutritivo, rico em fibras, vitaminas (principalmente vitamina A) e sais minerais, mais é muito importante saber de onde vem essa carne que você vai comer.

Será que você conhece mesmo a qualidade da carne que esta sendo colocada na mesa de sua casa?

Antes da carne chegar a sua mesa deve ser tomado vários cuidados com o boi, cuidados que vão desde a saúde do animal, ate a forma como o boi é abatido e a forma como a carne é vendida.

No dia 02 de abril postei uma matéria aqui neste blog que alertava a população para os riscos que os codoenses estão correndo com a venda irregular de carnes em nosso município. (relembre aqui).


Pois bem, o problema persiste em Codó, inclusive o pré-candidato a prefeito Francisco Nagib ameaçou me processar, ele não gostou nada da noticia de que a REDE DE FRIGORÍFICOS BOI BOM esta entre os açougues que vendem carne de forma irregular em nosso município. Tudo porque com a postagem da matéria a população codoense ficou ciente que as carnes da REDE DE FRIGORÍFICOS BOI BOM que ate então eram tidas como de ótima qualidade, na verdade é uma ameaça para a saúde de quem a consome.

Diante as inverdades implantadas por Francisco Nagib, que insistiu em dizer que a REDE DE FRIGORÍFICOS BOI BOM trabalha dentro da lei, procurei saber das autoridades competentes se a  portaria 304, de 22 de abril de 1996, do Ministério da Agricultura, que exige a manutenção da cadeia do frio na carne e obriga os açougues (frigoríficos) a possuir o balcão frigorífico com temperatura de no Maximo 7 graus, também vale para Codó.


Durante o seminário de sensibilização: projeto Maranhão Alimentos Seguros (que alias não teve a participação de nenhum representante dos frigoríficos Boi Bom), aproveitei para entrevistar Marcio Bezerra que é fiscal estadual agropecuário da AGED.

Veja o que ele disse sobre o assunto no vídeo abaixo:
Um vídeo que foi exibido durante o seminário que alerta os consumidores sobre os riscos de se consumir carnes contaminadas, também lembrou que os açougues (frigoríficos) devem por obrigação possuir o balcão refrigerado.

Veja o vídeo:
Mais como todos já sabem não é isso o que acontece no município de Codó, com exceção do Frigotil, todos os demais não obedecem a lei, ou se obedecem mais não fazem por completo como é o caso da REDE DE FRIGORÍFICOS BOI BOM, e a população codoense sabe muito bem do que estou falando, os frigoríficos de propriedade de Francisco Nagib não possuem nenhum balcão refrigerado, e é comum encontrar muitas moscas, que sem duvida contaminam as carnes.

A venda de carne como esta sendo feita em Codó, é conhecida como carne quente, e é exatamente nesse tipo de carne que a proliferação de bactérias acontece.

Pra finalizar

Antes que Francisco Nagib pense em me processar, e interessante que ele corrija esse problema, afinal milhares de pessoas que consomem as carnes vendidas na REDE DE FRIGORÍFICOS BOI BOM (e também nos demais açougues que não tem o balcão refrigerado) podem ter que arcar com os possíveis problemas que esse tipo de venda ilegal causa a saúde.

2 comentários:

  1. MARCOS SILVA, ESSA TUA INVEJA O NAGIB É MUITO GRANDE.
    ELE TA CAGANDO E ANDANDO PRA TI, NAO SABE NEM QUE TU EXISTE, AI FICA TU SENDO PAGO PRA FALAR BOBAGEM.
    FAZ UMA MATERIA NO MATADOURO PUBLICO DE CODÓ SE TU TEM CORAGEM.
    DUVIDO

    ResponderExcluir
  2. É só a Rede de Frigorificos BOI BOM que vende Carne em Codó sem ter uma Camara Frigorifica,e a Vendida no Mercado Central e nos Mercados do Municipio tem ou Melhor no Matadouro Municipal TEM,para que Haja Fiscalização tem que ver a Fornecida pelo Matadouro Municipal,da NOSSA GENTE Codoense.

    ResponderExcluir