segunda-feira, 2 de abril de 2012

AÇOUGUES (FRIGORÍFICOS) DE CODÓ DESRESPEITAM A LEI

A portaria 304, de 22 de abril de 1996, do Ministério da Agricultura, que exige a manutenção da cadeia do frio na carne, fundamental para garantia da qualidade do produto e saúde da população esta sendo desrespeitada no município de Codó, a lei obriga os açougues (frigoríficos) a possuir o balcão frigorífico onde a carne ficaria armazenada com temperatura de no máximo 7 graus.

No município de Codó quase todos os Açougues (frigoríficos) não possuem o balcão frigorifico, eu disse “quase”, porque felizmente o Frigotil do grupo Claudino respeita a lei, Diferente dos demais.


Um exemplo desse desrespeito à saúde da população codoense é a rede de frigoríficos Boi Bom, diferente do que é anunciado na TV do grupo FC Oliveira a rede de frigoríficos não obedece a lei por completo e milhares de pessoas que consomem a carne vendida na rede (infelizmente eu também) podem ter que arcar com os possíveis problemas que esse tipo de venda ilegal causa a saúde.

A venda de carne como esta sendo feita em Codó, é conhecida como carne quente. Apesar de muitos acreditarem que 'carne boa é aquela de um animal ainda antes de esfriar', a verdade é se corre sérios riscos de contrair-se alguma doença ou infecção alimentar. Além dos riscos para a saúde, a carne quente quando preparada não fica tão macia quanto à carne que foi resfriada corretamente. Preserve sua saúde, prefira carne inspecionada.

Um comentário:

  1. Marcos este seu Comentario sobre a Qualidade da Carne Vendida em Codó,é de Grande valia ou Melhor é sempre BOM Informar,mais a Carne do Gado Abatido no Matadouro Municipal passa por Alguma Camara Frigorifica? tem Alguma Fiscalização do SIF,Serviço de Ispeção Federal ou Muncicipal,é Feita em Transporte Especifico do Tipo Caminhão BAÚ,os Funcionarios Trabalham com os Devidos Equipamentos Individuais EPIs. tais Como Luvas,Botas,quanto aos Frigorificos BOI BOM e FRIGOTIL,alguns Itens ele Cumprem.Falar é Bom mais Observe os do Mercados Municipais de Codó,a Saúde Pública tem que Comecar pela Carne Fiscalizada pelo Poder Público da Nossa Gente.Você não ACHA,Abraços.

    ResponderExcluir