quinta-feira, 22 de março de 2012

PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS CHEGA A CODÓ


Por: Edvânia de Paula


Desde o ano passado o estado do Maranhão vem implanto em seus municípios o Programa Água para Todos que foi criado pelo governo federal com o propósito de levar água portável a milhares de brasileiros que vivem na zona rural e sofrem com falta de água seja ela portável ou para produção na agricultura. Em Codó, por ter um gestor preocupado em melhorar a vida dos camponeses o prefeito Zito Rolim conseguiu junto à governadora Roseana Sarney trazer o programa para município que só em neste ano de 2012 receberá 1.500 cisterna individuais. A noticia da aprovação do programa para Codó foi repassada pelo coordenador executivo do Água para todos no Maranhão Raimundo Abreu durante uma reunião de articulação e mobilização do Programa com o prefeito Zito Rolim e secretários de governo na Sala de Reuniões da prefeitura. Para quem participou da reunião como o secretário de agricultura, pecuária a abastecimento Cordeiro Oliveira quem já tem um mapa das comunidades com mais dificuldade de acesso água portável diz estar muito contente com a novidade que vai trazer melhores condições de vida ao homem do campo.

Ao apresentar como funcionará o Água para todos o coordenador do Programa disse que após as 1.500 famílias serem beneficiadas com as cisternas de abastecimento que terá a capacidade para 16 mil litros d água com vida útil de no mínimo 20 anos o Programa vai ser estender para inclusão produtiva da agriculta familiar onde serão feitos poços, pequenas barragens, açudes e outros.

Como o programa é novo, uma nova reunião deve ser marcada nas próximas semanas para formação de um comitê municipal que vai auxiliar o governo no Programa que já é tido como um dos mais importantes por se tratar de acesso água portável.

Feliz com a contemplação do Programa o prefeito Zito disse estar muito feliz por mais por mais essa conquistar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário