terça-feira, 13 de março de 2012

CONHEÇA A DOENÇA SÍNDROME DO POLEGAR


Quem costuma enviar dezenas de torpedos diariamente para amigos, parentes ou chefes ou passa horas jogando no aparelho deve tomar cuidado. Um novo mal, típico do mundo moderno - está afetando os viciados em SMS, e-mails e jogos pelo celular. Trata-se da chamada ‘Síndrome do Polegar de BlackBerry’, em referência ao aparelho telefônico do mesmo nome, um dos primeiros a ter teclados ágeis.

As informações são do jornal O Globo. Segundo especialistas do Hospital Kaplan, na cidade de Rehovot, em Israel, aumenta a cada dia o número de ‘viciados’ em torpedos e jogos atendidos com inflamações nos polegares que, se não são tratadas, podem danificar os tendões e as articulações da mão inteira, causando tendinite ou artrite prematura.

Ainda não há estudos definitivos sobre a nova ‘Síndrome do torpedo’, que foi identificada há menos de uma década nos Estados Unidos. Mas, com o aumento meteórico no uso de telefones celulares pelo mundo, os mesmos sintomas começam a afetar pessoas por todo o Planeta.
A inflamação é causada pela pressão excessiva sobre dois tendões, o que flexiona o polegar e o que o endireita.
O médico Amir Oren, do Departamento Cirúrgico do Hospital Kaplan, explica que apertar as teclas dos celulares com os polegares muitas vezes acaba inflamando esses tendões, causando dor e inchaço. Segundo ele, caso a condição não seja tratada, a cartilagem da articulação da base do polegar pode ser danificada. Em casos extremos, é necessária até mesmo uma cirurgia de substituição da articulação.
Especialistas informam que os polegares não têm a agilidade e a flexibilidade dos outros quatro dedos e, por isso, sofrem mais no caso de atividades repetitivas.

Em Codó o vereador João de Deus é quem está mais propicio a apresentar Síndrome do polegar, constantemente o parlamentar é flagrado na tribuna da câmara mexendo no   "brinquedinho" , foi o que aconteceu na ultima sessão (veja a foto ao lado), mais uma vez mostrando-se desinteressado com o que os colegas falavam, ficou horas brincando no aparelho.
É bom o vereador tomar cuidado, porque a doença é seria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário